Serviços

Sistemas de Proteção Contra Incêndio no Rio de Janeiro

SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS DE PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIOS.

Possuímos um departamento de Manutenção específico para cada grupo de Equipamentos ou Sistemas de Proteção Contra Incêndios, contando com uma equipe de profissionais altamente especializados tais como: Engenheiros, Técnicos de Segurança, Bombeiros Civis, utilizando sempre de equipamentos específicos para cada necessidade.

Os serviços de Manutenção dos Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndios, possuem uma periodicidade para realização, de acordo com o Corpo de Bombeiros e ainda são de extrema importância para que tenhamos a certeza do funcionamento destes, em casos de sinistros.

Os Sistemas de Prevenção e Combate à Incêndio, que requerem manutenção periódica, mais conhecidos são:

  • Extintores de Incêndio;
  • Mangueiras de Incêndio;
  • Sistemas de Sprinklers;
  • Brigada de Incêndio;
  • Sistema de Bombas de Incêndio;
  • Rede de Incêndio por Hidrantes;
  • Sistemas Fixo de Co²;
  • SPDA – Para Raios;
  • Sistema de Detecção e Alarme de Incêndios, entre outros.

O Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Decreto Lei n. 897) do Estado do Rio de Janeiro, determina que a conservação de rotina desses sistemas não deverão ultrapassar (06) seis meses e deverá ser confiada obrigatoriamente, a empresas legalmente habilitadas pelo Corpo de Bombeiros.

A NBR 12779 determina que todas as mangueiras de incêndio deverão ser inspecionadas a cada (06) seis meses e ensaiadas hidrostaticamente a cada (12) doze meses.

Também fazemos instalação e manutenção de para-raios.
Prestamos serviços para Área Naval.

INSTALAÇÕES

Chuveiros Automáticos contra incêndio – SPRINKLERS

O sistema de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos (sprinklers), constitui-se de tubulações fixas, integrando rede subterrânea e aérea onde são dispostos, regularmente, chuveiros ligados permanentemente a um ou mais abastecimentos de água, de forma a possibilitar, em caso de ocorrência de incêndio, a aplicação da água de extinção automática e diretamente sobre o local do sinistro, através do rompimento do selo sensor de temperatura em cada chuveiro automático operado, permitindo a passagem da água e o acionamento simultâneo de um dispositivo de alarme.
O sistema inclui, além dos bicos (chuveiros), tubulações, conexões, mecanismos para alarme e bombas de pressurização.

Sistema de Detecção e Alarme:

Sistemas de Proteção Contra Incêndio Este sistema tem a finalidade de detectar imediatamente princípio de incêndio, através de sintomas iniciais, como gás de combustão invisível, fumaça, chama ou calor.

Os sensores são localizados em intervalos regulares, capazes de detectar a área afetada, sempre interligada a uma Central de Alarmes, permitindo ao sistema a identificação da área em sinistro.

Os dispositivos de atuação manual (acionadores manuais), também são incorporados no Sistema, dá-se ativação manual quando o princípio de incêndio é percebido antes da atuação automática. Cada setor deverá dispor de pelo menos um acionador manual em local estratégico e em posição bem visível.

Prestamos serviços para Área Naval.

PÁRA-RAIOS

Segundo a norma NBR 5419, da ABNT, os pára-raios devem ser instalados nos pontos mais altos do telhado, para receber a descarga elétrica, conduzindo à terra (normalmente através de cabos de cobre, protegidos por tubo de PVC) e dissipando sua energia. Para cada cabo, recomenda-se o uso de duas hastes de aterramento.

Existe porem diferentes formas de incidência de raios:

raio direto

Direta:
Quando o raio atinge uma edificação e causa danos tanto na construção quanto nos equipamentos.

 

 

 

 

 

 

raio indireto


Indireta:
Quando o raio cai nas proximidades de uma edificação e sua sobrecarga danifica equipamentos através da rede elétrica.
Os sistemas de proteção mais utilizados no país são o Franklin e a Gaiola de Faraday, embora existam os tipos dissipativo (raramente encontrado por aqui) e o radioativo, proibido devido à radioatividade emitida.
Os principais modelos são:

 

pararaios
 Franklin – um captor de modelo simples ou duplo, montado sobre um mastro metálico, que é ligado a cabos de descida, também metálicos (preferencialmente de cobre), que conduzem a eletricidade ao solo por meio do aterramento. A área protegida é gerada por um ângulo de 45º formado a partir da ponta do captor até a base do telhado. A cada 20 metros de perímetro da cobertura, é preciso colocar um cabo de descida. Para áreas mais extensas ou casas com torres de caixa d’água, às vezes é necessário usar mais de um captor para que toda a construção esteja protegida. Obedecendo a essa angulação, a chance de que o raio atinja o sistema de pára-raios é de 90%.

 

pararaios4

 

pararaios5

Gaiola de Faraday – instalado nas extremidades do telhado, consiste em uma malha de fios metálicos com pequenas hastes (com cerca de 30cm de altura), conectadas a cada 8 metros, que recebem as descargas elétricas. Essa malha, que deve ter módulos de, no máximo, 10 x 15m conectadas aos cabos de descida, que estão ligados às hastes de aterramento.
Também é possível usar as ferragens das colunas da construção como descida, o que requer a indicação pelo engenheiro, durante a elaboração do projeto estrutural, do uso de alguns ferros a mais, com bitola apropriada, que serão ligados à malha da Gaiola. O aterramento acontece automaticamente, já que as ferragens estão amarradas no baldrame de fundação.

 

 

Listagem de equipamentos:
01
02
03
04
05
06

6 ideias sobre “Serviços

  1. Solicito orçamental para recarga de cinco extintores portáteis e manutenção de onze mangueiras de 1 1/2″ com 15 metros cada .

    Obrigada
    Anamaria
    (Sindica)

    1. Prezada,
      Agradecemos seu contato.
      Sua solicitação foi enviada para nosso setor comercial, em breve estrarão em contato.
      Att,
      Equipe de Marketing Virtual

    1. Boa tarde,
      Agradecemos seu contato.
      Executamos o reparo em bombas de incêndio.
      Favor enviar a relação dos itens que tem necessidade para dagad@dagad.com.br ou sac@dagad.com.br

      Estaremos retornando com brevidade sua solicitação.

      Att,
      Equipe de Marketing Digital
      Dagad Mat. Contra Incêndio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *