Manutenção em Sistemas Fixos

Sistemas Fixo de Combate à Incêndio – Manutenção RJ

Estamos prontos para atender às suas necessidades de instalação, manutenção e reativação de sistemas de proteção contra incêndio em sua empresa, indústria ou condomínio.

Hoje dispomos de equipes de especialistas em alguns dos sistemas mais conhecidos e necessários em diversos imóveis, tais como:

  1. Sistema de Proteção por Hidrantes;
  2. Sistema de Proteção por Chuveiros Automáticos;
  3. Sistemas de Proteção por Gás inerte – Co²;
  4. Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas;

Temos certeza que você possui em sua empresa, indústria ou condomínio um destes sistemas, então estaremos detalhando um pouco de cada para que possa entender sua necessidade e a preocupação em manter em dia suas manutenções:

 

Sistema de Proteção por Hidrantes – CMI

Este sistema é comumente encontrado, no Rio de Janeiro, em Empresas, Indústrias e Condomínios construídos a partir de 1976, onde o CBMERJ tornou obrigatório a sua implantação através do COSCIP – Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

Obrigatoriamente deverá existir para atender a esse sistema os seguintes itens:

  • Reservatório de água específico para combate à incêndio;
  • Casa de Bombas de Incêndio;
  • Canalização Preventiva Fixa da Caixa d’água ou Cisterna até o Recalque;
  • Caixas de Incêndio e Componentes;
  • Hidrante de Recalque ou Caixa de Passeio;

Esquema de Rede Hidráulica

 

Sistema de Proteção por Chuveiros Automáticos – Sprinkler

Os Sistemas de Sprinklers, como são conhecidos, são exigidos de acordo com a altura em algumas edificações e de acordo com o risco de incêndio em outras.

De acordo com o COSCIP as exigências se darão da seguinte forma:

  • Para edificações residenciais privativa multifamiliar com altura superior à 30 metros do nível do logradouro, possuirão bicos de saídas nas partes de uso comum a todos os pavimentos, nos subsolos e estacionamento, exceto em áreas abertas;
  • Para edificações residenciais coletiva e transitória, hospitalar ou laboratorial, com altura superior à 12 metros do nível do logradouro, possuirão bicos de saída em todos os compartimentos das áreas localizadas acima da altura prevista, bem como em todas as circulações, subsolos, estacionamento e em outras dependências que, a juízo do Corpo de Bombeiros, exijam essa instalação, mesmo abaixo da citada altura;
  • Para as edificações mista pública ou escolar, com altura superior à 30 metros do nível do logradouro, possuirão bicos de saídas em todas as partes de uso comum e nas áreas não residenciais, mesmo abaixo da citada altura;
  • Para edificações comercial ou industrial, com altura superior à 30 metros do nível do logradouro público, possuirão bicos de saídas em todas as partes de uso comum e nas áreas comerciais, industriais e de estacionamento, mesmo abaixo da citada altura.

A manutenção deste tipo de sistema é sempre realizado em conjunto com a rede de hidrantes, pois as bombas de incêndio para os dois modelos de Sistemas Fixos de Proteção estão localizadas dentro da CMI (Casa de Máquinas de Incêndio).

Nossas equipes estão prontas para solucionar as questões de defeitos, vazamentos, adequações e quaisquer necessidades de medição quanto à capacidade de proteção dos mesmos.

Os Sistemas de Proteção por Hidrantes e por Sprinklers trabalham em conjunto.
Podem haver Sistemas de Hidrantes sem Sprinklers, mas não pode haver Sistemas de Sprinklers sem Hidrantes.
A este sistema chamamos de Canalização Preventiva de Incêndio, esta deve ter sua manutenção realizada sempre por empresas credenciadas junto ao Corpo de Bombeiros.
A manutenção realizada por empresas “não credenciadas”, configura negligência por parte do contratante, podendo gerar prejuízos elevados pelo não pagamento do prêmio da apólice de seguros, após um sinistro.
A visão de economizar hoje, traz grandes prejuízos no futuro.

Quando realizar contrato para a manutenção de bombas de sua empresa ou condomínio, exclua da listagem as bombas de incêndio e faça um contrato à parte com empresas inscritas no Corpo de Bombeiros do seu Estado.

tabela de temperatura   RTR Resposta Rápida Pendente 20mm  RTR Pendente 20mmRTR Para Cima 20mm

 

 

 

 

 

Sistema de Proteção por Dióxido de Carbono – CO²

Os Sistemas Fixos de Co² são muito comuns em cozinhas industriais, restaurantes e lanchonetes (fast food), sua necessidade ou obrigatoriedade se dá por conta do risco de incêndio em coifas devido as altas temperaturas.

A Dagad e sua equipe estão aptos a oferecer a instalação e/ou manutenção adequada para que seu sistema funcione de forma automática quando necessário.

Aqui descrevemos a composição mínima para uma proteção adequada por este tipo de proteção:

  • 01 Painel de Comando do Sistema Fixo;
  • 01 Cilindro de Co²;
  • 01 Acionador manual;
  • 01 Termostato;
  • 01 Dumper corta fogo;

11

 

 

 

 

 

 

 

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – Para Raio

Inicialmente devemos lembrar que um SPDA não impede a ocorrência das descargas atmosféricas.
Um SPDA projetado e instalado conforme a Norma ABNT 5419, não pode assegurar a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens. Entretanto, a aplicação desta Norma reduz de forma significativa os riscos de danos devidos às descargas atmosféricas.
O nível de proteção do SPDA deve ser determinado conforme a tabela abaixo.

Classificação de Estruturas de SPDA

O tipo e o posicionamento do SPDA devem ser estudados cuidadosamente no estágio de projeto da edificação, para se tirar o máximo proveito dos elementos condutores da própria estrutura. Isto facilita o projeto e a construção de uma instalação integrada, permite melhorar o aspecto estético, aumentar a eficiência do SPDA e minimizar custos.

Estamos à disposição para esclarecer e sanar suas dúvidas sobre a implantação, manutenção e reparos deste sistema de proteção.

Todos os sistemas apresentados acima devem receber manutenções periódicas por empresas credenciadas e capacitadas junto ao Corpo de Bombeiros do seu Estado.

pararaios5 pararaios4

Manutenção em Sistemas Fixos
Gostou do Post? Avalie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image